Sinalização horizontal e revestimentos em pavimentos rodoviários
Soluções em pavimentos e segurança rodoviária
Sistemas em revestimentos de alta fricção tipo tyre-grip com base em resinas de dois componentes, epóxi e poliuretano, secagem e cura rápida, composto de argamassas sintéticas de alta resistência, com inertes especialmente calibrados de granulometria selecionada, agregados naturais ou coloridos e bauxitas calcinadas tratados, destinado ao revestimento continuo de pavimentos rodoviários.
Soluções para superfícies de alta resistência tráfego intenso, com acabamento superficial texturado, em espessuras a partir de 4 mm, incorporando sistemas com acabamento antiderrapante de alta fricção.
Argamassas sintéticas, com soluções de aplicação sobre suporte de betão ou asfáltico, novos ou de reabilitação.
Vantagens;
- Rápida aplicação.
- Manutenção reduzida.
- Redutor de acidentes.
- Rápida abertura ao tráfego.
- Sinalização e identificação de zonas.
- Mantém um coeficiente de atrito prolongado.
Comparação; Distancias de travagem e impacto de velocidades.
Acabamento superficial e textura
De acordo com a norma ASTM E-867, existem 3 tipos de texturas, no perfil da camada de desgaste, a Micro, Macro e Mega textura.
Comprimentos de onda das irregularidades ou ondulações de um perfil da camada de desgaste são conhecidos pelo termo comprimento de onda da textura (dados em milímetros).
A textura depende, basicamente, da rugosidade e granulometria dos agregados aplicados no sistema.
Pode ser avaliada pela medição do coeficiente de atrito e corresponde ao domínio de comprimento da onda, com uma amplitude que pode variar entre mm da granulometria do agregado.
De acordo com as normas de segurança rodoviária da EU a camada de desgaste de um pavimento deve assegurar;
- Um bom coeficiente de atrito entre o pneu e o pavimento, em condições de piso seco ou molhado
- Nível de ruído adequado entre pneu e pavimento, dentro dos limites exigidos
- Uma superfície regular, que possibilite a circulação em condições de conforto e segurança
- Uma textura adequada, que permita o escoamento de águas
As consequências podem apresentam-se a três níveis;
- Segurança – aderência em todas as condições de piso e a qualquer velocidade
- Economia – desgaste de pneus
- Ambiente e Conforto – Ruído de rolamento
Aplicação;
Pavimentos rodoviários;
- Entradas e saídas de localidades
- Zonas de acessos e proximidade a rotundas
- Pontos críticos e zonas de perigo
- Sinalização horizontal
Pavimentos industriais;
- Acessos e zonas húmidas
- Rampas e zonas inclinadas
- Parques de estacionamento
- Zonas de equipamentos e maquinas industriais
Condições técnicas e aplicação em pavimentos.
Na aplicação, as intervenções tem seguimento continuo, na preparação, execução e acabamento final, em cada painel definido.
Suporte aplicação;
O substrato deve apresentar-se solido, seco, não apresentar humidade residual, com resistências à compressão mínima de 25 N/mm2 e resistência de aderência mínima de 1,5 N/mm2.
O suporte deve cumprir os requisitos necessários, preparação da base deve ser definida conforme tipo de suporte existente e sistema de aplicação.
Definir sistema de preparação do suporte. (consultar sistemas de preparação do suporte).
Preparação aplicação;
- Sinalização de tráfego, equipamentos, viaturas ao serviço e delimitação de áreas
- Delimitação de árias e painéis definidos para aplicação continua
- Necessária preparação de linhas de electricidade ou de gerador se necessário
- Equipamentos eléctricos de mistura dos componentes e resinas
- Ferramentas e utensílios de preparação e execução do sistema
- Equipamentos de protecção e sinalização individual
- Equipamento mecânico de limpeza ou aspiração e transporte do quartzo sobrante do sistema
Nota; Na aplicação dos sistemas,com abertura ao tráfego de imediato e sem a aspiração ou limpeza total dos agregados sobrantes, a sinalização de gravilha solta e tráfego condicionado, deve permanecer durante uma semana.
Informações ou dados técnicos referidos podem não conter as informações necessárias sobre o sistema pretendido, em caso de duvidas é favor solicitar as fichas técnicas de cada produto ou sistema a que é referido.