Sinalização horizontal e revestimentos em pavimentos rodoviários

Soluções em pavimentos e segurança rodoviária

Sistemas em revestimentos de alta fricção tipo tyre-grip com base em resinas de dois componentes, epóxi e poliuretano, secagem e cura rápida, composto de argamassas sintéticas de alta resistência, com inertes especialmente calibrados de granulometria selecionada, agregados naturais ou coloridos e bauxitas calcinadas tratados, destinado ao revestimento continuo de pavimentos rodoviários.

Soluções para superfícies de alta resistência tráfego intenso, com acabamento superficial texturado, em espessuras a partir de 4 mm, incorporando sistemas com acabamento antiderrapante de alta fricção.

Argamassas sintéticas, com soluções de aplicação sobre  suporte de betão ou asfáltico, novos ou de reabilitação.

Vantagens;

  • Rápida aplicação.
  • Manutenção reduzida.
  • Redutor  de acidentes.
  • Rápida abertura ao tráfego.
  • Sinalização e identificação de zonas.
  • Mantém um coeficiente de atrito prolongado.

Comparação; Distancias de travagem e impacto de velocidades.

Acabamento superficial e textura

De acordo com a norma ASTM E-867, existem 3 tipos de texturas, no perfil da camada de desgaste, a Micro, Macro e Mega textura.

Comprimentos de onda das irregularidades ou ondulações de um perfil da camada de desgaste são conhecidos pelo termo comprimento de onda da textura (dados em milímetros).

A textura depende, basicamente, da rugosidade e granulometria dos agregados aplicados no sistema.

Pode ser avaliada pela medição do coeficiente de atrito e corresponde ao domínio de comprimento da onda, com uma amplitude que pode variar entre mm da granulometria do agregado.

De acordo com as normas de segurança rodoviária da EU a camada de desgaste de um pavimento deve assegurar;

  • Um bom coeficiente de atrito entre o pneu e o pavimento, em condições de piso seco ou molhado
  • Nível de ruído adequado entre pneu e pavimento, dentro dos limites exigidos
  • Uma superfície regular, que possibilite a circulação em condições de conforto e segurança
  • Uma textura adequada, que permita o escoamento de águas

As consequências podem apresentam-se a três níveis;

  • Segurança – aderência em todas as condições de piso e a qualquer velocidade
  • Economia – desgaste de pneus
  • Ambiente e Conforto – Ruído de rolamento

Aplicação;

Pavimentos rodoviários;

  • Entradas e saídas de localidades
  • Zonas de acessos e proximidade a rotundas
  • Pontos críticos e zonas de perigo
  • Sinalização horizontal

  

Pavimentos industriais;

  • Acessos e zonas húmidas
  • Rampas e zonas inclinadas
  • Parques de estacionamento
  • Zonas de equipamentos e maquinas industriais

Condições técnicas e aplicação em pavimentos.

Na aplicação, as intervenções tem seguimento continuo, na preparação, execução e acabamento final, em cada painel definido.

Suporte aplicação;

O substrato deve apresentar-se solido, seco, não apresentar humidade residual, com resistências à compressão mínima de 25 N/mm2 e resistência de aderência mínima de 1,5 N/mm2.

O suporte deve cumprir os requisitos necessários, preparação da base deve ser definida conforme tipo de suporte existente e sistema de aplicação.

Definir sistema de preparação do suporte. (consultar sistemas de preparação do suporte).

Preparação aplicação;

  • Sinalização de tráfego, equipamentos, viaturas ao serviço e delimitação de áreas
  • Delimitação de árias e painéis  definidos para  aplicação continua
  • Necessária preparação de linhas de electricidade ou de gerador se necessário
  • Equipamentos eléctricos de mistura dos componentes e resinas
  • Ferramentas e utensílios de preparação e execução do sistema
  • Equipamentos de protecção e sinalização individual
  • Equipamento mecânico de limpeza ou aspiração e transporte do quartzo sobrante do sistema

Nota; Na aplicação dos sistemas,com abertura ao tráfego de imediato e sem a aspiração ou limpeza total dos agregados sobrantes, a sinalização de gravilha solta e tráfego condicionado, deve permanecer durante uma semana.

  

Informações ou dados técnicos referidos podem não conter as  informações necessárias  sobre o sistema pretendido, em caso de duvidas é favor solicitar as fichas técnicas de cada produto ou sistema a que é referido.